Mudamos! E mudamos pra valer: eis a nova marca da Vocábulo UM
- Blog

- 29 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mar. de 2023

A Vocábulo UM foi fundada em 30 de maio de 2011, de lá pra cá a sua marca foi modificada em duas oportunidades. A primeira marca era representada por um selo carimbo de cera que em seu interior trazia o letreiro com o nome da empresa. Dois anos depois, chegou o momento de abrir mão do carimbo de cera e a marca ganhou um semicírculo com linha de fina espessura. As cores, em ambas as marcas eram praticamente as mesmas: verde (musgo) e vermelho.
Neste ano de 2023, acompanhando as mudanças que a empresa realizou, adaptando-se às novas tecnologias e tendências que hoje norteiam os rumos da comunicação e do marketing, resolveu-se romper com todos os elementos que compuseram as marcas anteriores e partir para uma mudança significativa, para não dizer: radical! O verde musgo clássico, que sempre acompanhou a identidade visual da empresa, foi deixado de lado. A fonte com serifa Rockwell também recebeu uma cartinha de despedida definitiva. E o semicírculo também teve seu adeus. A nova marca traz as cores verde-denso – praticamente uma cor chumbo – (C:0 / M:0 / Y:20 / K:80); e um vermelho personalizado (C:12 / M:100 / Y:100 / K:7). A fonte-base utilizada foi a Haettenschweiler, no entanto ganhou personalização, ganhando ares de originalidade ao ter seus caracteres distorcidos e modificados. A marca tem duas versões: a forma horizontal e outra circular.

A marca retangular tem como destaque dois elementos em vermelho, a representação do acento agudo usado acima da vogal “A” da palavra “vocábulo” para indicar a sílaba tônica herdou um pouco da estilização da marca anterior, no entanto teve sua forma modificada. O mesmo acento agudo é utilizado na parte inferior da marca, mas de maneira esticada horizontalmente.

ÍCONE
O acento agudo em vermelho também é utilizado como ícone independente, servindo para representar a marca como um todo em determinadas aplicações, sintetizando e transmitindo ideias, conceitos e valores da empresa com muita eficiência. A mensagem do ícone representa, sobretudo, a atenção que a Vocábulo UM dedica à excelência em tudo o que faz.

O CRIADOR
A nova marca da Vocábulo UM foi desenvolvida pelo Founder & CEO da empresa, Jeff Peixoto, especialista no processo de criação de marcas. Tendo sido o designer criador de marcas de, e para, importantes instituições, foi ele o criador da marca do Ideal Clube, Hospital Fernandes Távora, T33 (marca própria de uniformes do Ferroviário Atlético Clube), selo de 50 anos do Conselho Regional de Odontologia do Ceará, selo de 20 anos do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região - Ceará, Hospital Municipal de São Benedito etc.






Comentários